Os aspectos a considerar para ter um servidor de alto desempenho com WordPress

Ao trabalhar em projetos WordPress, muitas vezes você se pega fazendo escolhas rápidas e não totalmente conscientes. Certamente não somos todos especialistas técnicos, mas ainda queremos que nosso site carregue rapidamente quando os usuários navegarem nele.

Para ajudar você a ter mais consciência na escolha de parceiros para seus projetos, optei por entrevistar  meu colaborador e especialista em otimização back-end.

Comecemos imediatamente com indicações práticas para otimizar um servidor para WordPress.

Índice

Como escolher o servidor para um site WordPress?

Existem 3 tipos diferentes de infraestrutura de servidor que você pode adquirir para gerenciar seus sites.

Antes de mais nada, um pequeno esclarecimento para os novatos: para que servem os servidores? Os servidores são usados ​​principalmente para hospedar nossos sites e permitir que os navegadores processem páginas HTML.

No entanto, gostaria de focar a atenção nos projetos web mais comuns, nomeadamente blogs, sites de empresas e e-commerce de pequeno e médio porte. Especificamente, você pode escolher entre:

  • Hospedagem compartilhada, ou mais comumente chamada de hospedagem compartilhada;
  • VPS, Servidor Virtual Privado, máquinas virtuais;
  • Servidor Dedicado, ou servidores dedicados.

Vamos ver rapidamente as diferenças entre eles na área de CMS, portanto projetos desenvolvidos com as plataformas mais populares como: WordPress, Joomla e Prestashop.

Impulsione as suas campanhas de telemarketing Lista executiva de nível C com a Lista Executiva de Nível C da Latest Mailing Database! A nossa lista exclusiva liga-o diretamente a executivos de alto nível e decisores, garantindo que as suas mensagens chegam aos líderes certos. Maximize as suas vendas e expanda o seu alcance com contactos qualificados. Junte-se a nós hoje!

Hospedagem Compartilhada

Além de ser a mais barata entre as demais, a hospedagem compartilhada está entre as mais comuns e difundidas e consiste na compra de espaço de hospedagem dentro de um servidor onde dentro existem X outros sites. O que significa que os recursos de marketing para seguradoras – 17 dicas para resultados instantâneos hardware e o endereço IP são compartilhados entre todos os sites dessa máquina.

Vantagens:

  • Econômico;
  • Útil para um projeto inicial;
  • Painel de gerenciamento de hospedagem e configurações básicas incluídas

Desvantagens:

  • Recursos de hardware não dedicados;
  • Impossibilidade de customizações sob medida;
  • Sem chance de escalar.

VPS: Servidor Virtual Privado

Esta é uma instância dedicada dentro de um servidor. Diferentemente da hospedagem compartilhada, os VPS possuem recursos dedicados de hardware, sistema operacional e IP, portanto se você adquirir uma configuração de exemplo: 4GB de RAM, 6 vCPU e 500GB SSD, os recursos serão inteiramente dedicados ao projeto. Note-se também que os VPS costumam ser bu leads vendidos com uma mensalidade, enquanto os compartilhados têm uma parcela anual (também devido ao custo mais barato).

Pessoalmente, considero os servidores VPS a melhor escolha para projetos de comércio eletrônico ou com alto tráfego.

Vantagens:

  • Pagamento mensal;
  • Configuração personalizada;
  • Recursos dedicados;
  • Capacidade de dimensionar o projeto.

Desvantagens:

  • Suporte técnico dedicado;
  • Painel de gerenciamento de hospedagem não incluído, mas pode ser instalado separadamente com licença;
  • Configuração de domínio/hospedagem exigida por um engenheiro de sistemas.

Servidor Dedicado

Servidores dedicados são máquinas inteiras dedicadas dentro de farms de servidores. Normalmente estes tipos de soluções são avaliados para projetos muito grandes ou para necessidades particulares em ambientes de grandes empresas. Digamos que para projetos WordPress não seja problema perguntar também porque os custos são muito importantes. No entanto, surge espontaneamente a questão de onde comprar um bom servidor . Não existe um guia dedicado a isso, o que podemos recomendar é recorrer a profissionais que já tenham experiência na área de performance web. Dessa forma, eles poderão direcioná-lo para a empresa de TI certa.

Quais recursos você deve verificar para um servidor de alto desempenho?

Os critérios para escolher um servidor de alto desempenho são muitos, antes de mais nada é necessário selecionar o fornecedor adequado, pois ter um farm de servidores bem gerenciado e avançado permitirá que você entenda a quem você está fornecendo as chaves do seu projeto.

Em termos de funcionalidades de software, é essencial que estejam alinhados com os padrões mais recentes, ou seja:

  • Servidor Nginx (melhor que Apache, mas em alguns casos pode ser necessário instalá-lo para máxima compatibilidade com projetos);
  • Compressão Gzip ou Brotli;
  • PHP7.4;
  • Protocolo HTTP/2;
  • Firewall e Antivírus;
  • MySQL 5.6 ou MariaDB 10.1.

Você também pode encontrar esses recursos em hospedagem compartilhada, enquanto para quem avalia servidores VPS, recomendamos também avaliar as diversas configurações:

  • Cache de objetos (exemplo: Redis ou Memcache);
  • Cache do servidor (exemplo: Varnish ou Opcache);

Para definir o cache, é necessária uma configuração ad hoc no projeto individual.

Considere também avaliar a localização do servidor para minimizar a latência do ping; é inútil comprar hospedagem na América se meus usuários-alvo moram na Itália. Quanto mais próximo o servidor estiver dos meus usuários, mais rápida será a resposta.

Todas essas escolhas técnicas são necessárias para  WordPress e outros CMS, parâmetro fundamental para a otimização do Core Web Vitals.

Geralmente, um provedor pago sempre garantirá melhor desempenho do que um gratuito, por isso normalmente é preferível investir em hospedagem de qualidade, que forneça servidores com as características acima mencionadas. Uma possível solução intermédia poderia ser a doue permite amortizar custos e ainda obter um serviço rápido e eficiente.

Como escolher o endereço IP do servidor ou integrar um CDN?

Aqui tocamos em um ponto delicado, pois há ideias bastante conflitantes, especialmente sobre o gerenciamento da CDN

Comecemos pela escolha do endereço IP, se adquirirmos um servidor VPS podemos decidir onde adquirir a localização IP, enquanto para servidores partilhados não podemos, portanto devemos considerar avaliar também este aspecto se decidirmos adquirir um espaço partilhado.

Caso você precise avaliar a compra de um IP, considero pessoalmente avaliar a localização do seu alvo. Se meu negócio for na Itália, comprarei um IP italiano, se estiver na Alemanha, um alemão e assim por diante.

No entanto, se você tiver uma meta multinacional, será possível avaliar a integração de uma CDN.

Para alguns projetostamos que um IP localizado no país, comparado a um IP estrangeiro, teve impacto no posicionamento orgânico.

Como monitorar os parâmetros de desempenho do seu servidor web?

Se o seu projeto pretende crescer em tráfego e usuários, é necessário monitorar constantemente a carga do servidor para evitar paradas operacionais.

Para monitorar a carga de trabalho do lado do servidor, existem diversas ferramentas que os provedores de serviços disponibilizam. Muito simplesmente o que você pode verificar é a carga da CPU e da RAM, se você notar que muitas vezes chegam a 100% você deve considerar uma atualização a tempo.

Você também pode baixar o log de acesso para medir o status do servidor, mas esses arquivos nem sempre estão acessíveis, especialmente em hospedagem compartilhada.

Os recursos de hardware também influenciam a usabilidade do back-end do CMS, portanto, se você notar lentidão frequente que não havia antes, entre em contato imediatamente com seu engenheiro de sistema para fazer uma verificação e possivelmente uma atualização.

Também recomendo ativar um serviço de uptime gratuito que verifica se seu site está sempre acessível: UptimeRobot .

Existem também sistemas avançados de monitoramento que permitem verificar o status de diversos serviços como: PHP, MySQL, Servidor Web etc. , mas obviamente estamos a falar de sistemas que devem ser integrados ad hoc em projectos individuais.

Vale a pena se o site precisar estar constantemente operacional.

Também não se esqueça de que as atualizações do CMS podem consumir mais recursos ao longo do tempo, portanto, monitore constantemente quando realizar uma atualização.

Como gerenciar melhor o cache do servidor?

Existem diferentes maneiras de gerenciar o cache e cada projeto pode exigir uma configuração personalizada. Em termos técnicos indica “cache de ajuste”, ou seja, ajuste fino.

Dependendo do tipo de infraestrutura, o cache pode ser definido no nível do servidor ou no nível do navegador. O segundo é o mais difundido, pois também é o mais simples de configurar, pois requer apenas a instalação de um plugin.

O mais famoso e que recomendo éporque é muito simples de configurar e não requer nenhuma habilidade específica.

Lembro também que para projetos de e-commerce o gerenciamento de cache é mais “complexo”, portanto o conselho é sempre ser seguido por um profissional.

Um cache configurado incorretamente pode “quebrar” o layout do seu site e, portanto, criar problemas de usabilidade.

Precisamente em relação a este último ponto podemos trazer-lhe um estudo de caso recente no qual trabalhámos. Após cuidadosa atenção ao backend do CMS e configuração dos diversos plugins para o gerenciamento avançado do Varnish Cache através do WP Rocket, percebemos que as configurações do servidor VPS não se comunicavam bem com a instalação do WordPress do site do cliente, portanto toda vez que um artigo foi publicado, ocorreu um erro 404 porque o servidor não limpou o cache do Varnish.

Esse problema fez com que o cliente perdesse oportunidades de tráfego, além de gerar diversos erros 404 no Google Search Console. Portanto, tivemos que intervir na infraestrutura atual do servidor, realizando um ajuste de cache e reconfigurando corretamente o cache do servidor.

O conselho que podemos dar é verificar esses parâmetros corretamente, especialmente ao realizar uma configuração avançada de cache. Verifique incógnito se o site funciona corretamente, mesmo em dispositivos diferentes. Por fim, fique de olho n

Conclusões

Cada projeto precisa de uma análise aprofundada para entender quais são os aspectos críticos que precisamos resolver.

O tipo de site, o template e plugins utilizados, o número de visitantes diários e mensais são variáveis ​​fundamentais para avaliar uma mudança de servidor.

Ou permitimos que apenas 26% dos sites para desktop e 15% dos sites para celular tenham tempos de resposta ideais, conforme indicado no anual Web Almanac 2021 , ou mudamos o rumo em direção a uma web com melhor desempenho.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top