É lucrativo abrir uma franquia? A resposta a essa pergunta depende quase inteiramente de quão promissora e bem-sucedida é a proposta de franquia que você escolher.
O que você deve fazer antes de decidir comprar uma franquia?
-
Avalie oportunidades de investimento. Você lista de números de celular do oriente médio deve ter uma ideia clara de quanto dinheiro tem disponível e quanto pode atrair de fora.
-
Analise se você tem tempo suficiente para administrar um negócio. Gerenciar uma franquia exige um investimento significativo de tempo.
-
Entenda se você está pronto para aderir a padrões rigorosos. Os franqueadores geralmente rescindem contratos com empreendedores que violam os padrões estabelecidos.
-
Avalie o mercado local. Colete informações sobre o tamanho do público potencial de consumidores, o nível de concorrência no nicho e a disponibilidade de espaço de varejo adequado na cidade ou região.
-
Pesquise o franqueador. Você estará interessado em:
-
idade da franquia;
-
nuances do conceito de negócio da empresa;
-
vantagens competitivas de produtos ou serviços;
-
número de franquias em operação (abertas e fechadas);
-
impressão geral durante uma reunião pessoal, incluindo níveis de informação e lealdade.
6. Esclareça questões legais. Você se Garantias de troca e devolução de mercadorias interessará pelo registro de marca, pela presença de patentes, pelos pontos-chave do contrato (incluindo os termos de saída e rescisão do contrato, que podem ser simplesmente predatórios), pelas nuances do significado de termos estrangeiros e por muitos outros pontos.
7. Concordar com os pagamentos. É importante garantir que os royalties e os valores fixos sejam justificados. É possível exigir a apresentação dos dados com base nos quais tais valores foram solicitados.
8. Verifique a disponibilidade de um sistema de suporte
Ela deve existir não apenas em documentos, mas também na realidade. Seria uma boa ideia estudar imediatamente os requisitos para fornecedores de equipamentos e matérias-primas, e também verificar a existência de termos preferenciais de cooperação.
9. Comunique-se com os franqueados atuais. Este é o último, mas talvez o mais importante ponto da lista. Não ignore isso!
As recomendações gerais para escolher uma franquia são simples: franquias antigas com um grande número de pontos de venda são consideradas confiáveis, enquanto as novas e pouco conhecidas podem se tornar mais lucrativas (ou não).
Quem tem direito a comprar uma franquia?
As franquias são mais populares Chumbo em massa entre as seguintes categorias de pessoas:
-
empreendedores com capital inicial em busca de mercados de vendas;
-
proprietários de imóveis;
-
empreendedores em série com uma forte equipe de gestão;
-
altos gestores com conhecimento de mercado, conexões e dinheiro, que estão cansados de trabalhar para outra pessoa;
-
jovens com “fogo nos olhos” abrindo seu primeiro negócio (eles preferem franquias baratas para serviços ou landing pages).
Se você está convencido de que a franquia renderá no máximo dois meses, trate isso com dúvidas. Existem apenas duas opções aqui: ou é um golpe ou um negócio sazonal. Algumas franquias sazonais se pagam ao longo da temporada, mas há um risco significativo de ficar com estoque parado até a próxima temporada.